Portfólio


Rogério Guilherme atua no cenário musical de Florianópolis desde 1996, conciliando com sua carreira como servidor público do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Foi regente-fundador do Coral Hélio Teixeira da Rosa do TCE/SC e o conduziu por oito anos (2002-2010). 



Concebeu, produziu e dirigiu o espetáculo Recortes de Natal em 2017, no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (FCC). Cerca de vinte músicas interpretadas por renomados cantores de Florianópolis, coro adulto, infantil, e virtuosos instrumentistas. A eles somaram-se atores, dançarinos e acrobatas, para encarnar personagens fabulosos e do tradicional presépio, para contar a maior história de amor ao próximo, sob a direção coreográfica de Manoella Vieira da Silva. Cenografia, iluminação e projeção de imagens estiveram a cargo do Arquiteto Marcos Carioni. Recortes de Natal, com duração de 1h30min, teve renda totalmente destinada à estruturação da casa de acolhimento do Centro de Pesquisas Oncológicas - Cepon, em Florianópolis.



Ainda em 2017, participou como ator e cantor da montagem de estreia do espetáculo Luz em Einstein, de Carmen Fossari, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo.


Rogério Guilherme participou em 2015 da montagem que celebrou os 20 anos do espetáculo Vozes da Primavera, interpretando Che Guevara, do musical Evita, e o personagem icônico de Gene Kelly no filme "Singing in the rain". 



Em novembro de 2014, cantou no espetáculo "Chico Buarque: com açúcar com afeto", produzido pelo Estúdio Vozes.

"Batidores" em Chico Buarque: com açúcar, com afeto
Participou do show "Acordes de uma vida" do cantor Guilherme Botelho da Silveira, interpretando duas peças, "Amazing Grace" e "Hasta mi final", em quarteto vocal, ao lado do anfitrião, Giovane Pacheco e Leonardo Bezerra.


Show "Acordes de uma vida"
Atuou como consultor de produção e cantor em "A Luz do Teu Sorriso", espetáculo que recebeu o Prêmio Especial do Instituto Guga Kuerten em 2014.


Show "A Luz do teu Sorriso"

Participou do Polyphonia Khoros na montagem da ópera "Carmen" de Bizet, com produção da Cia de Ópera de Santa Catarina, direção artística de Mércia Mafra Ferreira, direção cênica de Antônio Cunha e regência do Maestro Jeferson Della Rocca. As apresentações ocorreram de 14 a 17 de novembro de 2013, no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura.

Ópera "Carmen" - 1º Ato
Duas de suas composições foram selecionadas para o Concurso de Músicas de Carnaval de 2014, promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis: a marchinha "Celeste", inspirada na minissérie "Amores Roubados" da Rede Globo, e a marcha-rancho "O bem do abraço", esta em parceria com Débora Machado, que a interpretou no concurso.

"Celeste" no Concurso de Músicas de Carnaval de Florianópolis 2014
Pelo centenário de nascimento do Poeta Vinícius de Moraes, concebeu com Rute Gebler e co-produziu com o Estúdio Vozes o espetáculo "Se todos fossem iguais a você - 100 anos do Poetinha", levado à cena no Teatro Álvaro de Carvalho em 24 de outubro de 2013.

"Serenata do Adeus" no show "Vinícius de Moraes: 100 anos do Poetinha"
Para celebrar o Dia das Mães de 2013, concebeu e produziu o show "Para minha mãe, com amor", com canções brasileiras que, de alguma forma, remetem o público a sua infância, ao seio de suas famílias, ao coração materno. Cantou o repertório ao lado de sua amiga de infância Débora Machado.

Interpretou o Hino Nacional Brasileiro no III Hana Matsuri celebrado em Florianópolis, ao lado da soprano Masami Ganev, que cantou o Hino do Japão, na Praça Getúlio Vargas, em 6 de abril de 2013.

Em 12 de Dezembro de 2012, produziu e dirigiu Recortes da Broadway", no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura, considerado por Moacir Pereira um "espetáculo para ficar na história". O cantor também atuou em algumas das cenas inesquecíveis do teatro musical na montagem que concebeu. O espetáculo foi reapresentado em 26 de junho de 2013, com renda destinada ao Projeto Novo Rumo da Udesc/Esag, para profissionalização de moradores em situação de rua.

"Singing in the rain" no musical Recortes da Broadway
Em 2011, produziu o show "Recortes", apresentado no Auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina, com a participação do Pianista Luiz Gustavo Zago, cantores do Coral Hélio Teixeira da Rosa e Banda Descontrole Interno (composta por servidores do TCE/SC).

Rogério Guilherme integrou o Grupo Engenho, em 28 de agosto de 2011, no show que marcou o retorno do mais original grupo de música popular catarinense, durante o II Festival de Música da UFSC.


Show do Grupo Engenho no II Festival de Música da UFSC
Além de participações como solista da Orquestra Sinfônica Municipal, SC Brass Quintet, e de outras formações instrumentais, participou do espetáculo "Piano Voci" ao lado de grandes solistas de Florianópolis - Rute Gebler, Cláudia Todorov, Schäefer Jr e Bernardete Castelan Póvoas -, no Teatro da Ubro, em 26 de Abril de 2011.

No espetáculo "Operetas em Noite de Gala", produzido pelo Estúdio Vozes e patrocinado pela Lei de Incentivo Municipal, em 02 de Dezembro de 2010, interpretou a ária "Komm, Zigány" da opereta Grafin Mariza (de Emmerin Kalman), além de duetos e outras participações encenadas no Teatro Menino Jesus.


Espetáculo "Operetas em noite de gala"
Em 2009, participou da montagem da ópera "O Barbeiro de Sevilha" de Rossini, realizada pela Pró-Música de Florianópolis e, ainda, dos espetáculos "Auto da Conquista", obra de Osvado Ferreira de Melo sobre a colonização açoriana na Ilha de Santa Catarina, e "Rute Gebler: 40 anos de amor a Florianópolis" - quando interpretou "My Way" e "Libiamo ne' lieti calici" (da ópera La Traviata) - ambos produzidos pelo Estúdio Vozes.


Auto da Conquista
Em agosto desse ano, juntamente com o Centro Cultural Escrava Anastácia, produziu o espetáculo "Livre, Leve & Solto", apresentado no Teatro Álvaro de Carvalho. Regeu o coral nas interpretações das peças que formam seu repertório intitulado "Cidadão da Paz" e cantou "Tente Outra Vez" de Raul Seixas. O evento contou com a participação do Pianista Luiz Gustavo Zago, da Soprano Cláudia Todorov, da Cantora Elisabeth Cantelli e de uma banda composta por servidores e coralistas do TCE. Toda a renda do show foi revertida em prol da Cooperativa Solto, uma obra social mantida pelo Padre Wilson Groh.
Espetáculo "Livre, Leve & Solto"
Na condução de seu trabalho coral, produziu e regeu, ainda, o show "Cantos de Nossa Terra", levado ao palco do Teatro da Ubro pelas comemorações do aniversário de Florianópolis e à Beira-Mar Norte, por ocasião da Mobilização contra Corrupção promovida pelo Ministério Público e Tribunal de Contas de Santa Catarina, dentre outros parceiros (Março/2009).

DEMOS:
Clicando sobre o nome das músicas, você poderá ouvir interpretações de Rogério Guilherme:

1. "Celeste" (Marchinha de Carnaval composta por Rogério Guilherme
2. "Can You Feel The Love Tonight?" (tema do filme "O Rei Leão")
3. "Ave Maria" de Schubert
4. Hino Nacional Brasileiro
5. Canto da Despedida (de Osvaldo Ferreira de Melo)
6. Trenzinho Caipira (Villa-Lobos & Ferreira Gullar)

SUGESTÕES DE REPERTÓRIO PARA CASAMENTOS:

Clicando aqui, você acessa as sugestões de Rogério Guilherme para cada um dos momentos da cerimônia religiosa.