A passagem pela Ópera

O Diretor de Teatro de Mozart

Convidado a substituir um barítono no singspiel "O Diretor de Teatro", Rogério Guilherme realiza seu primeiro trabalho como ator. Até então seu treinamento corporal limitava-se, basicamente, à reproduzir personagens de cenas imortalizadas do cinema musical. Dessa vez, o desafio era bem diferente: a criação de um personagem a partir de uma única referência material: o texto.

A ópera "O Diretor de Teatro" é uma sátira, composta em forma de singspiel (canto intercalado por partes faladas), que narra a história de um velho diretor de teatro, Senhor Scrupples, que, frustado por seus consecutivos insucessos, deseja aposentar-se e se tornar fazendeiro. Ele possui um auxiliar, Buff, que tenta mantê-lo na ativa e o bombardeia constantemente com propostas que visam ganhar dinheiro, ludibriando o público. A este soma-se um banqueiro, Senhor Angel, que, a pretexto de financiar uma ópera, pede ao diretor que aceite como protagonistas suas duas amantes: uma jovem cantora ambiciosa, Miss Silberklang e uma prima dona em decadência Madame Hertz. Na história revela-se o confronto entre, de um lado, a mesquinharia e os interesses particulares e de outro, o idealismo e o amor pela arte. A primeira montagem foi realizada pela Companhia da Ilha em 2000, sendo reapresentada em 2001, com direção de Norberto Rozenfeld. Em 2004, a encenação privilegiou a tradução do texto original em inglês e foi dirigida por Antônio Cunha (dramaturgo, diretor e ator).

Buff por Rogério Guilherme

Buff é um vaidoso assistente que prefere estar no palco exibindo dotes vocais que ele crê possuir. Interessado em se dar bem, liga-se instantânea e superficialmente a quem possa garantir bons retornos financeiros. Vê o teatro como um misto de vitrine e máquina registradora. O desenvolvimento do personagem partiu de experiências de teatro físico com Norberto Rozenfeld, tendo como ênfase a mobilidade corporal para distrair e ludibriar as demais personagens, enquanto elabora soluções para alcançar sucesso em seus intentos de viabilizar a temporada.

Com Antônio Cunha, o ator dinamizou o personagem, deixando-o mais astuto e presente durante todo o desenrolar da trama.